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 Para os passeios - regras a seguir

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Shark4eveR
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MensagemAssunto: Para os passeios - regras a seguir   Dom 31 Jul 2011 - 8:54

Li num site da BMW

Antes de partir, não esqueça:
• O número de emergência médica em Portugal é o 112. Se vai para fora do país confirme o(s) número(s) de emergência do local de destino e do(s) local(is) de passagem.
• Não viaje sozinho, vá com a caravana que será formada no local de partida!
• Traga o duplicado da chave da moto e entregue-o a um companheiro de viagem.
• Verifique o kit de furos
• Leve a moto ao Concessionário BMW e faça um check-up geral antes de partir (travões, óleo motor, pneus….)
• Vá bem equipado, se não tem tudo o que necessita aproveite o desconto que o seu Concessionário faz aos Sócios do BMW McP e compre o que falta. Não se esqueça do fato de chuva...
• Ateste o depósito de véspera! topo

Durante a viagem:
• Respeite os limites de velocidade.
• Siga as recomendações do Road leader.
• Não faça ultrapassagens desnecessárias.
• Mantenha a sua posição relativa na caravana mesmo depois das paragens.
• Se não está habituado a "tiradas" longas ou a rodar em caravana peça ao Road leader para ir logo atrás dele.
• Beba líquidos (sem álcool!).
• Seja pontual.
• Informe o líder do grupo da autonomia da sua moto.
• Verifique o combustível com regularidade.
• Siga a rota recomendada.
• Combine antecipadamente os pontos de paragem topo

Normas de Conduta:
• Cumprir sempre as indicações e alertas da Organização;
• Os horários das concentrações são para se cumprir, não estando previstas tolerâncias;
• Na estrada, quando em formação de passeio, manter uma estrutura em espinha alternada e não ultrapassar;
• Quando em formação de passeio, só as motos da Organização e jornalistas podem fazer ultrapassagens;
• Use sempre o equipamento mínimo de segurança (capacete, luvas e vestuário adequado);
• Se vai conduzir ...NÃO BEBA BEBIDAS ALCOÓLICAS

Antes de uma viagem longa tudo deve estar a 100%...
• Questões gerais
No que diz respeito a viagens longas as motos BMW estão particularmente bem apetrechadas. Não só pelo seu design ergonómico o que significa que podem percorrer milhares de quilómetros de uma só tirada sem causar problemas e provocar desconforto aos seus condutores mas também porque as peças e o equipamento BMW foram desenhados e são produzidos para uso duro e constante.

A BMW disponibiliza diversas soluções para a bagagem, para que cada um escolha a configuração que mais lhe convenha. No entanto é sempre recomendável que se verifique com a maior atenção se está tudo devidamente acondicionado e posicionado para que durante a viagem não haja imprevistos e para que a moto não circule desequilibrada. No início não se nota mas depois de algumas centenas de quilómetros pode começar a fazer diferença.

• Bagagem

Em primeiro lugar e para que não haja dúvidas, uma viagem de moto deve ser gozada ao máximo. Mas se há um factor em que, pelo contrário devemos ser económicos, em vez de generosos... é na bagagem!

Quanto menos levar mais fácil será preparar e acondicionar a sua bagagem, o simples gesto de retirar e transportar a bagagem para o hotel depois de um dia de viagem pode tornar-se cansativo... Leve menos, goze mais.

O correcto acondicionamento de tudo o que decidiu levar é outro aspecto da maior importância. A BMW tem diversas soluções: top cases, side cases, todas resistentes e à prova de água. São estas as opções que deve considerar porque são as únicas que foram devidamente pensadas para a moto BMW. Escolha a configuração que pretender mas opte por equipamento BMW. E tenha a maior atenção à distribuição da carga. Deve estar colocada no ponto correcto da sua moto.

Por fim, não esquecer a regra de ouro: bagagem pesada sempre em baixo!...
A colocação do peso condiciona sempre o comportamento dinâmica da sua BMW. Mais se a opção não for a correcta. Se não veja, mesmo com a maior preocupação, tudo devidamente salvaguardado não se esqueça que uma carga adicional de, por exemplo, 50 kg pode representar 40% do peso da moto... Esta é uma diferença considerável face aos percursos do dia-a-dia. E não há volta a dar... afecta mesmo a performance da sua moto. Tenha esta preocupaçáo em mente sempre que inciar mais uma etapa.

• Planear o percurso

Qualquer motorrader tem as suas prioridades no que toca à escolha de um percurso. Por vezes acontecem aqueles quilómetros adicionais que quer simplesmente ultrapassar e rapidamente para regressar quanto antes ao que a sua moto deseja, sejam estradas sinuosas em percursos montanhosos, longas tiradas com médias rápidas ou trilhos em estradas de terra batida. O que quer que procure tente planear o melhor possível com antecedência e atenção antes de partir e garanta que terá acesso fácil e expedito a informação sobre o percurso sempre que necessite. Pode ser muito perigoso desviar a atenção para consultar um mapa porque não tem a certeza de qual o caminho a seguir. Planeie o trajecto e tente reter o máximo de informação na sua memória para que necessite tanto menos de consultar o seu mapa ou até o GPS.

Se optar por mapas é mandatório levar um saco de depósito. Só estes têm um bolso transparente próprio para colocar o mapa no ponto menos desfavorável para consulta em movimento.

E onde quer que vá não se esqueça de verificar os níveis de óleo e gasolina da sua moto assegurando que no percurso que escolher encontrará postos para efectuar os necessários reabastecimentos.

• Páre, faça intervalos na condução, páre e páre

Qualquer pessoa tem uma capacidade física específica. Quer em força, quer em resistência. Andar de moto é um prazer - não temos qualquer dúvida sobre isso - mas cansa, longas viagens são cansativas, e a condução de uma moto, mesmo de uma BMW, é mais desgastante do que conduzir um carro.

Por isso é vital que efectue o maior número possível de paragens. A contrário, a atenção e os reflexos diminuem e o risco de se confrontar inesperadamente com situações perigosas aumenta. A fadiga pode levá-lo a adormecer subitamente e na moto isto pode ocorrer muito mais rapidamente do que no seu carro. Com riscos consideravelmente superiores.

Por isso páre. Recompense-se com diversas paragens mesmo se o seu percurso forem tiradas longas de auto-estrada. Aqui a monotonia pode virar-se contra si... Também a sua moto lhe agradecerá a possibilidade de repor os níveis de energia.

Recomendações do Site BMW Motorrad topo

Bagagem e roupa:

A maioria das pessoas normalmente leva "coisas" demais nas malas da moto. Não corra o risco de carregar demasiado a sua moto. Até a maior das Tourings tem uma capacidade limitada de carga. Planeie em conformidade.

Pense na quantidade mínima de roupa que pode usar por dia. Essa é a quantidade que deve levar. Estude o programa da viagem e veja se vai passar por uma região mais fresca (montanha). Se for o caso terá de levar roupa mais quente para esses dias.

Verifique com atenção os hotéis por onde vai passar e onde vai ficar. Muitos têm piscinas e saunas. Sim, a ideia é só descansar. Mas pode saber bem no meio do passeio umas horas de relaxe...

Coloque os artigos planos (como calças e camisas) num saco interior para que não fiquem amarrotados. Os artigos de forma mais irregular e volumosos (meias, sapatos, cintos, carregadores de telemóvel, etc.) noutro saco. Os sapatos são óptimos compartimentos para armazenamento dos objectos pequenos como carregadores, etc.

Os "necessaires" são volumosos e pesados. Reduza ao mínimo os artigos de higiene que leva consigo. Coloque pequenas quantidades em garrafas plásticas - mais pequenas do que as embalagens originais. Mas não se esqueça que mais de 90% dos hotéis tem sabonetes e champô etc. nas casa de banho.

O "saco de depósito" é uma peça de equipamento essencial. Não só permite guardar (e mostrar) mapas e outros documentos que são necessários para a sua viagem como é extremamente útil para colocar um sem número de pequenos objectos que sempre levamos ou reunimos durante a viagem

Evite colocar volumes extra por cima das malas da sua moto. Não se esqueça que há sempre um limite de peso imposto pelos fabricantes para a sua bagagem. Como exemplo, as especificações técnicas da BMW indicam um máximo de 10kg para cada mala lateral e 5kg para a top case.

Artigo original em "World of BMW"
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Toylander
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MensagemAssunto: Re: Para os passeios - regras a seguir   Dom 31 Jul 2011 - 14:46

Este tipo de organização, está muito ligado a passeios de organização colectiva, ou seja, são passeios organizados com um ponto de partida, itinerário e ponto de chegada para toda a gente.
Sem este tipo de regras, dá origem a erros vulgares, como desvios ao itinerário principal, falta de união em circulação, organização estrutural quando em circulação, esquecimento de elementos do grupo, etc, etc...
...e dá muito trabalho!! Acreditem, mesmo muito!

Abraços,
Toylander
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MensagemAssunto: Re: Para os passeios - regras a seguir   Dom 31 Jul 2011 - 21:02

Palavras para que quando se é bem organizado??
um abraço a todos
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MensagemAssunto: Re: Para os passeios - regras a seguir   

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